

Local Início & Fim: Casa da Montanha
Dificuldade: Difícil & Técnico
Extensão: aprox. 8 Km (ida e volta, linear)
Elevação mín.: 1230m (Casa da montanha)
Elevação máx.: 2351m (Piquinho)
Com 2351 metros de altitude, a montanha do Pico é o ponto mais alto de Portugal e o terceiro maior vulcão do Oceano Atlântico. Alçançar o topo é sem dúvida um desafio para a maioria dos visitantes e teremos todo o gosto em guiá-lo nesta aventura, que começa na casa da montanha aos 1230m de altitude, onde nos registamos e recebemos um GPS que nos rastreará para nossa segurança.
O trilho tem uma extensão de 8km no total, marcado por 47 postes até à cratera, ao longo do qual poderemos apreciar várias formações geológicas, espécies de fauna e flora, bem como conhecer a história da ilha. O piso altera constantemente e apresenta zonas escorregadias que juntamente com a inclinação elevada de algumas partes, tornam este um percurso com grau de dificuldade médio/elevado. Não é preciso ser-se um atleta, no entanto uma boa condição fisica é importante. Mas sem preocupações, ajustaremos a velocidade ao seu ritmo!
Faremos algumas paragens para que vá descansando, possa tirar fotografias, comer e beber algo. No topo, poderá experenciar novas sensações e será um gosto fazermos parte desse momento! Se houver pouca gente poderemos comer aí, a refeição será tão boa quanto o que levar ;) Normalmente, durante a época alta comemos na cratera para que todos possam usufruir do Piquinho, uma vez que o número de pessoas nessa zona é limitado, mas teremos igualmente direito a refeição com vista panoramica.
Enquanto a subida desafia o seu cardio e resistência, a descida coloca mais pressão nos seus joelhos e pés... muitos visitantes consideram esta a parte mais difícil, por isso, se ainda não é um caminhante experiente ou corredor, é importante que treine para se preparar para a subida!
A PAISAGEM É DIFERENTE TODOS OS DIAS,
podemos estar dentro das nuvens ou acima delas,
podemos ver todas as ilhas do grupo central ou um mar de nuvens
Não depende de nós, mas lembre-se:
CADA SUBIDA É MÁGICA!
A subida começa ao amanhecer para uma subida mais confortável na sombra da montanha.
Cada guia pode levar até 12 pessoas, mas os nossos grupos vão normalmente até 9 pessoas para o guia poder dedicar mais atenção às necessidades de cada um. O mínimo é de 2 pessoas, no caso de estar sozinho no grupo o preço aplicado é o dobro.
HORÁRIOS:
SUBIDA EM GRUPO:

INCLUI:
NÃO INCLUI:

OBRIGATÓRIO:
MESMO DURANTE O VERÃO, as condições climatéricas podem ser instáveis! CHUVA, VENTO e FRIO podem surpreender-nos a qualquer altura, por favor venham preparados para todas as condiçoes:
NOTA: Se quiser trazer um DRONE solicite autorização aqui!
Poderá ser recusada a subida e cobrado o depósito:
-ts1740573993.webp)


O nosso ponto de encontro é na casa da montanha!
Como algumas ESTRADAS SECUNDÁRIAS ESTÃO EM MÁ CONDIÇÃO, a melhor forma de lá chegar é usar as ESTRADAS PRINCIPAIS... por isso criámos este mapa com os melhores percursos PARA CHEGAR À CASA DA MONTANHA, apesar de qualquer outra recomendação do GPS:
ROTA VERMELHA (link) | Entre São Caetano e Santa Luzia seguir pela MADALENA
ROTA VERDE (link) | Entre São João e Calheta seguir pelas LAJES DO PICO
ROTA AZUL (link) | Entre Santo António e Piedade seguir por SÃO ROQUE DO PICO
Não conhecendo as estradas e uma vez que há sempre possibilidade de nevoeiro e vacas nas mesmas convém contar com mais tempo para a deslocação, conforme recomendado no mapa.

A Montanha do Pico é uma das principais atracções e o trilho mais difícil (é necessário ter uma boa forma física), mas há muito mais coisas para fazer na Ilha do Pico, tais como: explorar Grutas, aprender e provar o Vinho do Pico, ver as paisagens incríveis das LAGOAS, aprender e caminhar através de vulcões, ver baleias e aprender sobre o património BALEEIRO, desfrutar do oceano ou simplesmente relaxar.
Assim, após muitas perguntas dos nossos aventureiros, com base na nossa experiência e pesquisa, criámos este MAPA de pontos de interesse (POI) para EXPLORAR no Pico:

Para explorar os diferentes pontos de interesse da ilha do Pico, criámos 6 sugestões de excursões auto-guiadas (em complemento ou em substituição do dia de montanhismo), de acordo com os seus interesses e dias disponíveis na ilha:
Estes percursos têm uma descrição geral com os seus pontos de interesse e mapas para os trilhos opcionais (marcados e mais fáceis), incluindo links e dicas. Alguns têm pontos de interesse comuns, pelo que pode escolher de acordo com os seus interesses. Se for subir à montanha do Pico sugerimos que a marcação seja feita no primeiro dia para que se possa tentar reajustar o dia em caso de mau tempo.
Se você é um amante do VINHO criamos 2 roteiros extras que incluem mais degustação e experiências relacionadas ao vinho, ambos começam no Museu do Vinho seguindo em direções diferentes:
Estas sugestões são maioritariamente percursos, trilhos e pontos de interesse, para informações detalhadas sobre a ilha recomendamos consultar os blogs dos nossos amigos:
Pode fazer o seu PEDIDO DE RESERVA no formulário abaixo ou através dos nossos contactos email, telefone, WHATsAPP.
Assim que possível, responderemos por email informando sobre a nossa disponibilidade. Verifique por favor o seu SPAM se não receber resposta em 48 h.
Se tem vários dias disponíveis, indique por favor!
MÓNICA, NUNO & DANIEL
GUIAS DE MONTANHA CERTIFICADOS | AGMA
Desde 2005 que Mónica e Nuno adoram caminhar, começando por percorrer diferentes trilhos pelo continente Português e Açores e decidindo, em 2012, ingressar numa aventura de dois anos de mochila às costas, “a caminhar por” todos os países da América do Sul... foram vários os trilhos percorridos passando por fantásticos lugares como o Monte Roraima na Venezuela, a Cidade Perdida na Colômbia, as Galápagos no Equador, a Cordilheira Branca e Machu Picchu no Peru, Salar Uyuni na Bolívia, os vários Parques da cordilheira Andina entre Chile e Argentina como Torres del Paine, Conguillillo, Alerces y glaciares. Em 2014 regressam à Ilha do Pico para implementar o seu projeto vivencial e educacional "a caminhar na Permacultura", procurando criar e viver num espaço ambientalmente sustentável, em harmonia com a Natureza. A par deste projeto desejam partilhar o seu gosto por caminhar e proporcionar a quem visita o Pico, uma experiencia diferente, um dia atíPICO.
Daniel descobriu a sua paixão pelo pedestrianismo e as montanhas quando se mudou de Lisboa para os Açores em 2009, altura em que subiu a montanha do Pico pela primeira vez. Em 2016 decidiu deixar os seus trabalhos como professor de música e programador para fazer voluntariado em comunidades e projectos sustentáveis na América do Sul durante mais de 2 anos. Durante esse periodo fez muitos trilhos em parques naturais e subiu muitas montanhas como Roraima (Venezuela), Chapada Diamantina, Aparados da Serra (Brazil), Machu Picchu (Perú), Salar Uyuni (Bolivia), San Pedro de Atacama desert, Torres del Paine, Vale de Cochamó (Chile), Ushuaia, Peninsula Valdez, El Bolsón, Bariloche, El Chaltén (Argentina), Tayrona (Colombia) entre outros. Voltou para a ilha do Pico em 2019 para começar um projecto sustentável e ecológico, decidindo voltar a dar aulas de música e tornar-se guia de montanha juntando-se à equipa atiPICO para proporcionar-lhe uma experiencia atípica na subida ao ponto mais alto de Portugal.


Os nossos aventureiros têm descrito a suas experiencias connosco no:
Alguns fizerem excelentes descrições nos seus Blogs, incluindo outras aventuras nos Açores e no Mundo:
Jon do HereBeBarr, fez um video no youtube
Bruno do GEEKY EXPLORER escreveu um "Guia Completo" e compilou um lista das "Melhores coisas para fazer na Ilha do Pico"
A Inês e o Chris da RANDOM TRIP escreveram um "Guia de viagem para visitar a ilha" incluindo sugestões de percursos consoante os dias disponíveis